CHEFES GROSSEIROS – COMO LIDAR COM ESSA DOENÇA

Você já teve a oportunidade de trabalhar com chefes grosseiros? Sabe o que é uma pessoa grosseira? É uma pessoa prepotente, que fala alto, grita com os funcionários, é mal-educada.

Essas pessoas são chefes e não líderes.

Infelizmente as empresas estão cheias de pessoas assim, caso você esteja passando por isso, leia este texto e esclareça alguns pontos necessários para lidar com essas pessoas.

Essa é uma doença que destrói muitas empresas, há uma diferença enorme entre ser chefe e ser líder. O chefe é uma pessoa que não tem a menor noção do que seja liderança, ele pode ser supervisor, gerente, coordenador, encarregado e pode ser o próprio dono da empresa.

Quando o dono da empresa é o chefe, então costuma ser pior. A cada 50 donos de empresas você irá encontrar dois ou três que tem condições de ser líder.

Por que essas pessoas ocupam cargo de liderança? Porque às vezes são parentes do dono da empresa, filhos, esposas, maridos, cunhados, ou ganharam uma promoção por tempo de casa.

REQUISITOS BÁSICOS PARA LIDERANÇA

Para que alguém possa se tornar um líder, ela precisa, no mínimo, ter gentileza, amabilidade, educação, gostar de lidar com pessoas e estar disponível para ser treinada.

A melhor definição para se alcançar a liderança é: “Conseguir que as pessoas façam todo o trabalho sentindo-se satisfeitas”.

A segunda melhor definição é: “Ajudar as pessoas a chegar onde nem elas sabiam que poderiam chegar”.

COMO LIDAR COM ESSA DOENÇA?

Se o chefe gritou com você ou usou palavras pejorativas como, burro, você é um zero a esquerda e tantas outras ofensas, no final do dia o chame para conversar e diga como se sentiu, não altere o tom voz, seja firme e educado.

Se você permitir que façam isso com você, é muito provável que isso vire rotina e será tarde para reclamar.

REFAÇA SEU CAMINHO

Determine o que você vai aceitar, saiba fazer escolhas que irão ajudar em seu crescimento, pois só assim, você poderá ajudar as outras pessoas e desenvolver em você a sua liderança.

Você se tornará mais persuasivo, influenciador e estará no caminho da verdadeira liderança.

Escolha agir com sabedoria e não pelo medo, insegurança ou ignorância. Busque informação, conhecimento para que ninguém passe em cima de você, não se faça de coitado, o mundo não perdoa pessoas assim. Você pode, por exemplo, estudar mais sobre comunicação para aprender a se comunicar com mais segurança e eficácia para saber com diferentes situações.

Reflita sobre tudo que leu até aqui e decida, não seja refém dos seus medos, pense sobre as escolhas que faz diariamente, e mude se elas não estão levando você aos resultados que deseja alcançar.

Pare de se lamentar e dizer que não consegue e aja! Não se preocupe sobre que os outros irão falar ou pensar sobre sua mudança, se você não der este passo, ninguém o fará por você. Assuma as responsabilidades do seu futuro e não permita que qualquer pessoa tome as rédeas dele em seu lugar.

Há uma frase que diz: “Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido” (Anônimo). Realmente não precisa dizer mais nada, a chave está em suas mãos.

Desejo que você possa ter uma vida longa e feliz, que seus dias sejam os mais belos ao lado das pessoas que lhe amam e são amadas por você.