Todos os dias, recebo inúmeras mensagens solicitando que eu fale sobre chefes desmotivadores. Aliás, a própria palavra chefe, que já está em desuso, é, por si, desmotivadora.
Um chefe desmotivador é aquele que, por suas atitudes, faz com que o funcionário fique desanimado, desmotivado para executar o trabalho e sem vontade de melhorar, pois ele entende que seu trabalho é sinônimo de sofrimento, dadas as reações do seu chefe.
OS 8 PRINCIPAIS TIPOS DE CHEFES DESMOTIVADORES
1 – Competidor: é aquele tipo que sempre está com medo das ideias dos seus funcionários. Ele apresenta as ideias deles como se fossem suas, tem medo de que os outros se sobressaiam. Geralmente, o chefe competidor é uma pessoa insegura, que só se tornou chefe pelo tempo de casa ou por ser parente do dono da empresa.
2 – Indeciso: é aquele que, em um único dia, dá 10 comandos diferentes, muda o comando a todo momento e deixa o funcionário perdido.
3 – Controlador: é aquele que dá um comando a algum chefiado e fica monitorando tudo a todo momento. O chefe controlador não dá liberdade à sua equipe de funcionários e não confia em ninguém.
4 – Ausente: é aquele que ninguém nunca sabe onde está, nem que horas ele chega, nem quem ele comanda. Ninguém sabe o quanto pode acreditar num chefe ausente. O chefe ausente nunca está ali para dar um apoio ao seu time.
5 – Crítico: é aquele que não se agrada com nada do que seus chefiados façam. Para o crítico nada está bom, nunca!
6 – Insensível: é aquele que quer que os funcionários sejam como as máquinas e produzam bastante. Ele esquece que as pessoas têm família, que podem ficar doentes e que têm emoções.
7 – Mal educado: é o chefe que trata todo mundo mal, xingando, gritando e sendo irônico e sarcástico com todos. O chefe mal educado gosta de repreender as pessoas na frente de outras.
8 – Arrogante e prepotente: esse tipo se acha melhor em tudo; acha que as pessoas estão à sua disposição o tempo todo.
Você quer aprender a lidar com pessoas difíceis? Conheça o meu curso “A fina arte de lidar com pessoas”, clicando aqui.
Deixe seu comentário e divulgue essa matéria para que outras pessoas tenham acesso a esse conteúdo que irá ajudá-las a alcançar o sucesso nos negócios.
Leia também: Aprenda como aumentar seus lucros.