Prezado leitor, o texto de hoje é um convite para uma viagem ao nosso interior. Todos nós, em algum momento da vida, nos deparamos com alguns desafios a serem superados. No entanto, é possível lidar com essas situações se estivermos dispostos à verdadeira mudança.

Conta-se que numa aldeia distante, ao sul de Varsóvia, um de seus habitantes mais pobres recebeu um bilhete de trem para visitar um primo muito rico. Seu nome era José.

Ele chegou à ferroviária segurando o seu bilhete. Como nunca havia viajado de trem, José não sabia como agir.

Ele percebeu que havia um grupo de pessoas bem vestidas e imaginou que não deveria se sentar com elas. No fundo da estação, ele viu um grupo de malandros maltrapilhos, então juntou-se a eles imaginando que aquele era o seu lugar.

Os passageiros da primeira classe embarcaram, mas os maltrapilhos ficaram aguardando. De repente, ouviu-se um apito e o trem começou a se movimentar. Os malandros pularam para dentro do vagão de bagagens, e José entrou com eles, ficando encolhido em um canto escuro do vagão, segurando a sua passagem com medo.


Ele aguentou firme, imaginando que aquele era o seu lugar. Até que a porta do vagão se abriu e ali entrou o maquinista acompanhado de dois policiais. Eles reviraram as bagagens até que encontraram José e seus novos amigos no fundo do vagão.

O maquinista, então, perguntou: “Posso ver os bilhetes?”.

José prontamente se levantou e apresentou o seu bilhete.


O maquinista analisou a passagem e começou a gritar: “Meu rapaz, você tem uma passagem de primeira classe! O que você está fazendo aqui no vagão de carga?” 

E o maquinista concluiu: “Não adianta ter um bilhete de primeira classe se o indivíduo não se comporta como um passageiro de primeira classe, ou não sabe como é uma viagem de primeira classe”.

REFLITA

Você tem um teto sob o qual dormir e um colchão, mesmo vivendo num país onde grande parte da população dorme nas ruas? Você tem um corpo perfeito, com pernas que te levam para onde você quer, mãos que te permitem fazer qualquer movimento? Você pode ouvir, cheirar, sentir, provar e ver tudo o que quiser, mesmo sabendo que existem tantas pessoas que não podem?

Se você é casado(a), você tem a alegria de ter sua esposa e amiga ao seu lado (ou seu esposo, caso seja mulher), mesmo vivendo num mundo que tem a média atual de um divórcio para cada dois casamentos?

Você tem a imensa alegria de ter seus filhos com vida, e pode observá-los dormindo quando acorda de manhã, mesmo vivendo em um mundo onde crianças são assassinadas e estão morrendo em hospitais todos os dias?

Se é solteiro(a), você tem o privilégio de ter seus pais ainda com vida, ao seu lado? Você tem alimento em sua mesa no café da manhã, mesmo vivendo num país em que crianças comem LIXO? Você tem a honra de ter um trabalho (não importa o quanto ele pague), mesmo vivendo numa época em que milhares de pessoas passam fome, e se suicidam por falta de trabalho?

BILHETE DE PRIMEIRA CLASSE


Você está VIVO mais um dia? Ou seja, recebeu de presente mais 24 horas para viver, enquanto milhões de pessoas não puderam acordar hoje?

Bem, então eu concluo que você possui o que a vida tem de MELHOR: Você possui um BILHETE DE PRIMEIRA CLASSE. Portanto, viaje no vagão correto! Pare de se lamentar e de ter dó de si mesmo! Pare de olhar para o que ainda não possui, e valorize o que já é seu (e de graça)!

Você foi criado para construir pirâmides, para inventar coisas imensas e úteis, para desbravar continentes, para cruzar oceanos, para unir nações. Você é o Pináculo da Criação! Viva como tal! Tome posse da sua herança! Viva intensamente e seja o mais útil que puder ao Universo e aos seus semelhantes! E o Supremo Criador de Toda a Vida estará sempre olhando por Você!

“Sempre haverá pessoas que reclamam da vida, mesmo fartando-se dela”.   (Anônimo)

“Existem dois tipos de pessoa no mundo: o que trabalha e o que retorce as mãos. Não há cura, a não ser o sucesso, para o primeiro tipo. E não há cura de espécie alguma para o segundo.” (OG Mandino)