4 ERROS QUE DESTROEM A SUA EMPRESA

Como está a saúde da sua empresa? 

Você é aquele empresário que tem uma empresa com uma grande folga financeira e um bom fluxo de caixa, ou você é aquele que só continua com portas abertas porque fechar é mais caro?

Eu vou te mostrar quais são os 4 principais erros que destroem uma empresa.

1. CONFUNDIR LUCRATIVIDADE COM FLUXO DE CAIXA

Geralmente, alguns empresários não sabem diferenciar lucratividade de fluxo de caixa. E ambos são coisas diferentes. Se você é empresário e não entende essa diferença, saiba que isso é muito comum! Empresários de áreas como medicina, odontologia e biologia normalmente não entendem essa diferença, pois não estudaram sobre isso durante a faculdade. A boa notícia é que isso é muito fácil de entender!

De maneira simples, lucratividade é o resultado que sobra depois que você vende algo e, com o dinheiro que recebeu da venda, já quitou todos os custos. Após ter feito isso, o montante que sobrou é o seu lucro. Fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra e sai de uma empresa em um período de tempo. São duas coisas diferentes!

Uma empresa pode, por exemplo, ser lucrativa, e estar com problemas no fluxo de caixa. E o contrário também pode ocorrer, ou seja, a empresa pode ter dinheiro no banco, ter as contas pagas e estar com lucratividade muito baixa ou zerada.

2. NÃO TER DIAGNÓSTICO FINANCEIRO

Da mesma forma que um médico dá um diagnóstico ao paciente após ouvir suas queixas, uma empresa precisa de um especialista para analisar as “queixas” do empresário (despesas, vendas, variáveis, folhas de pagamento e tudo o que for relacionado à empresa) para, então, entregar um diagnóstico que aponte qual a “doença” a ser curada. Nesse diagnóstico, serão apontados quais os prováveis remédios (ações) que o empresário e seus líderes deverão tomar, e por quanto tempo, para que a organização volte a gozar de plena saúde financeira!  Se você é empresário, não deixe de ter em mãos o diagnóstico financeiro da sua empresa.

3. CONTRATAR UM CONTADOR PELO PREÇO

Costumo dizer que o contador é o médico da empresa e seu papel é de extrema importância para o alcance de altos índices de lucratividade. Desta maneira, deve ser contratado pela competência e não pelo preço. Contrate um contador que dispõe de uma equipe qualificada, que lhe dará assistência adequada. O contador é um parceiro da sua empresa e ele não pode ser qualquer um.

4. CONTRATAR FUNCIONÁRIOS “BOMBAS-RELÓGIO”

O “bomba relógio” é aquele funcionário que odeia tudo – odeia surpresa, odeia o salário, odeia o cliente, odeia o balcão, odeia o computador, odeia a empresa, odeia você! O “bomba relógio” fala mal da sua empresa, dos seu clientes, dos funcionários e de você. Ele afunda uma empresa se for a pessoa que tem contato direto com o cliente ou que entrega o produto, pois ninguém gosta de ser mal atendido. Se você não quer destruir sua empresa, não contrate um funcionário “bomba-relógio”!

Você comete alguns desses erros na sua empresa?

Gostaria de mais dicas como estas?

Conheça o Método “Empresas 365” – um método que criei há mais de 16 anos, cujo objetivo é transformar as empresas para que façam dinheiro 365 dias por ano.

 Para conhecer o Método “Empresas 365”, clique aqui.

Deixe seu comentário e compartilhe essa matéria para que outras pessoas também tenham acesso a esse conteúdo que poderá ajudá-las a alcançar o sucesso nos negócios.

Leia também: Como usar os erros na sua empresa.