QUEM FALA DEMAIS NÃO TEM NADA A DIZER

Você conhece pessoas que falam demais? Convive com alguma que é assim? Já dizia Renato Russo: “fala demais por não ter nada a dizer”. Essas pessoas ultrapassam o limite tolerável das palavras e não prendem a atenção dos outros porque, simplesmente, a mensagem transmitida não tem utilidade.

Lido com pessoas há mais de 20 anos e vejo que esse assunto é sempre recorrente nos meus cursos, palestras e consultorias. Calar a boca realmente não é fácil para quem tem o hábito de falar demais. Veja abaixo uma história que ilustra muito bem o que isso quer dizer.

CARROÇA VAZIA

Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, perguntou-me:

– Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos por alguns segundos e respondi:

– Estou ouvindo um barulho de carroça.

– Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia.

Então, perguntei ao meu pai:

– Como pode saber que a carroça está vazia se ainda não a vimos?

– Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, de maneira inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz…

(AUTOR DESCONHECIDO)

Quantas carroças vazias você já encontrou pelo caminho? Eu, infelizmente, encontro todos os dias, seja pessoalmente ou por mensagens nas redes sociais. São pessoas que não entendem ou fingem que não entendem alguma mensagem e falam demais sem analisar os fatos apresentados.

O QUE É FALAR DEMAIS?

Primeiramente, vamos entender o que não é falar demais. Por exemplo, não é falar demais quando vemos uma injustiça e tomamos uma posição, com discernimento e sabedoria, sobre aquele assunto. Não dá para ficar calado diante das injustiças e corrupções ou diante da mídia “podre” que manobra a grande massa e divulga os movimentos que destroem os valores morais da família e que afeta diretamente a nossa sociedade.

Não é falar demais quando uma mãe dá conselhos ao seu filho adolescente que ainda precisa de orientações para se tornar um adulto honesto. Não é falar demais quando seu empregado ainda está em treinamento e você precisa repetir as regras que ele já ouviu.

Falar demais é quando alguém não cala a boca um minuto sequer, se metendo no que não lhe diz respeito. Pessoas que falam demais dão palpites em tudo, são invejosas, maledicentes e fofoqueiras. Falar demais é quando alguém resolve invadir a privacidade do outro, opinando sobre o que não lhe foi questionado e quando isso só serve para causar aborrecimentos, constrangimentos ou qualquer coisa ruim.

SAIBA LIDAR COM PESSOAS QUE FALAM DEMAIS

No meu curso A fina arte de lidar com pessoas eu ensino os dois verbos mais importante do mundo. Um deles é “calar” a boca. Lá eu explico essa ferramenta poderosa para que você se torne mais assertivo na comunicação.

Existem possibilidades de mudar ambos os cenários – o de quem quer ser mais discreto no uso das palavras ou o de quem convive com pessoas que falam demais.

A primeira forma de alcançar uma mudança é buscar o autoconhecimento por meio de cursos, leituras etc. Hoje em dia é essencial buscar conteúdos com técnicas e ferramentas que ajudam na comunicação e nas relações interpessoais.

Agora que você já sabe o que é falar demais é hora de colocar em prática o conhecimento adquirido. Reflita sobre tudo que foi explanado até aqui. Se você é uma pessoa que fala demais e precisa agir para mudar essa postura, ou se convive com alguém que fala demais e precisa saber como ajudar essa pessoa a mudar esse comportamento, a hora é agora!

Conheça o Curso A fina arte de lidar com pessoas clicando aqui!