O PODER MAIS DESPREZADO PELOS SERES HUMANOS

O ser humano possui diversos poderes em seu interior, há um poder muito óbvio que se as pessoas soubessem usar teriam literalmente o mundo aos seus pés em todos os sentidos. Algumas coisas são perceptíveis no dia a dia e outras comprovadas cientificamente.

Baseado nos estudos, até a década de 20 havia um divórcio para cada 7 casamento, desde os anos 90 existe um divórcio para cada 3 casamentos e os motivos são vários, mas tem dois que se destacam de acordo com os entrevistados são: excesso de críticas, falta de valorização.

Imagine nesta situação, o que é pior ter alguém que lhe critica o tempo todo ou alguém que simplesmente não percebe sua existência? Existir no sentido de mudar algo como de roupa,  o cabelo, fazer a sobrancelha, maquiagem, no caso dos homens fazer algo novo e a pessoa com quem convive não nota nenhuma diferença.

Até hoje não sei qual o pior motivo, se é excesso de crítica ou a falta de valorização, em minha opinião é a falta de valorização. Na maioria das empresas, o funcionário ou prestador de serviços que desempenha um trabalho excelente muitas vezes passa despercebido, porém se fizer uma coisa errada por menor que seja, todo mundo irá falar por muito tempo e ainda passado um ano fazer questão de lembrar o ocorrido.

Outra situação muito comum acontece com as amizades, os amigos dificilmente pontuam em você suas qualidades. Existe outro caso que infelizmente é muito comum quando temos que lidar com clientes que não relacionam as coisas boas que você fez por ele, mas faça algo diferente e aquilo será pontuado automaticamente.

A REVELAÇÃO DO PODER

Isso é muito comum nas empresas, nas igrejas, enfim em todo lugar que existem pessoas. O poder mais desprezado pelo ser humana chama-se o poder do elogio. A maioria das pessoas não tem o hábito de elogiar, mas só conseguem criticar e você precisa ser muito nobre e corajoso para elogiar.

O que é um elogio? No meu curso e no meu livro “A fina arte de lidar com Pessoas” eu ensino e vou compartilhar aqui um pedacinho dessa ferramenta. O elogio precisa ser sincero, se não for, é melhor que não diga nada. O falso elogio é chamado de “bajulação” ou puxa-saco e tantos outros nomes.

Quando contrato alguém para trabalhar sempre peço para pessoa fazer exatamente a tarefa que lhe cabe, depois de algum tempo que estiver familiarizado poderá opinar, peço também para me dizer quando uma coisa não vai funcionar, por isso a sinceridade é muito importante.

O mecanismo do elogio precisa ser rápido, quando você fica muito tempo elogiando uma pessoa ela pode pensar que precisa devolvê-lo e isso não precisa ser recíproco. O poder do elogio é o destaque, mas ao mesmo tempo precisa ser discreto nas palavras.

A cada 50 lugares que entro como cliente, sou bem atendido em 3, então toda vez  que isso acontece eu elogio o bom atendimento. Quanto aos lugares em que o atendimento é ruim é preciso pontuar também, pois é um desrespeito para com os outros.

Para cada atendimento ruim que recebo eu pontuo no mínimo 10 atendimentos bons e elogios, isso significa que para cada crítica que iria eventualmente fazer, faço dez elogios. O elogio só é válido se for sincero, se vier do coração.

POR QUE É O PODER MAIS DESPREZADO?

Este poder passa a ser desprezado porque quase ninguém faz isso, há um ditado que diz assim: Em terra de cego quem tem olho é rei, imagina nesta terra você com dois olhos e um binóculo potente.

Aproveite, o mundo está cheio de pessoas apagadas, às vezes as pequenas coisas trazem resultados, há um frase que fiz questão de colocar em meu livro “A fina arte de lidar com as pessoas” que diz “A grande diferença está nos detalhes. Um vinho pode custar dez ou vinte vezes mais do que outro, por ser um pouco melhor. Ele nunca será dez ou vinte vezes melhor” (Heitor Herculano de Paula – Presidente da Azaléia).

Neste sentido, o que faz a diferença são as pequenas coisas e este poder que é poder mais desprezado pelo ser humano, você não tem ideia do que ele ira fazer por você, você escolhe, você está no grupo dos desejados ou dos disputados? Dos rejeitados ou amados?

Eu escolho depois colho, você escolhe e depois colhe. Sou Ivan Maia minha missão de vida é ajudar as pessoas a viverem melhor e mais felizes nas 7 áreas da sua vida com liberdade de poder que cada um tem e muitas vezes  desconhecem. Compartilhe este texto, deixe seu comentário e procure fazer a diferença no mundo de iguais. Longos dias e belas noites!