COMO LIDAR COM A MORTE DE UMA PESSOA QUERIDA

Quando morre alguém que você ama, um ente querido, isso faz parte da nossa vida, como você lida com a morte de uma pessoa querida? Espero que nunca tenha passado por isso, mas caso tenha acontecido saber lidar com a dor da perda de uma pessoa é desafio que precisa ser enfrentado.

A morte faz parte da vida porque viver é se preparar para morrer, pode parecer banal o que digo aqui, mas desde que nascemos a cada dia nós caminhamos rumo à morte. A única certeza que temos é a morte e isso é uma questão de discernimento e sabedoria.

O QUE É VIVER?

Viver é um estágio preparatório para morrer. Alguns acreditam que a vida acaba por aqui na terra mesmo ou que existe a reencarnação, há pessoas como eu que acreditam que a vida tem um sentido e temos uma missão aqui neste mundo e que quando morremos passamos para junto do Criador na nova terra e céu.

Quando se fala de morte é importante respeitar as diferentes formas de pensamento.Uma coisa é certa, a pessoa que morreu apenas foi antes de nós para o lugar que estamos indo.

A DOR DA PERDA

É muito comum se ouvir dizer que fulano perdeu o pai, tio, avô, filho, enfim, eu não gosto de pronunciar o verbo perder, porque só posso perder algo que eu tenha posse. Nós chegamos ao mundo nu e sairemos dele sem levar nada, logo, eu não posso perder nada.

Lembre-se que palavras criam pensamentos, sentimentos, comportamentos e geram resultados. Portanto, ninguém pode perder nada, porque ninguém é dono de ninguém, a não ser de si próprio.

COMO LIDAR COM O LUTO

Existem duas palavras que as pessoas confundem: dor e sofrimento, sendo que o sofrimento está relacionado à amargura, a dor pode ser classificada como dor física (presente no corpo) ou psicológica (emocional).

No momento do luto a dor faz parte porque a pessoa vive o processo de separação, uma ruptura do abraço, de estar perto, da convivência, é normal sentir dor por um período, se você acredita em Deus, lembre-se que Ele usa o tempo para curar todas as feridas.

Há um tempo que a dor acontece, e é escolha de cada um permanecer nela e prolongar o que chamamos de “sofrimento”. Se a pessoa estivesse viva você acha que ela gostaria de vê-lo sofrer? É importante refletir.

Guarde os momentos bons que viveram juntos, pense no melhor que ela tinha, pois, é o que realmente fica. Escrevo este texto não para menosprezar a dor de ninguém, mas para consolar e trazer palavras de esperança para quem vive ou está neste processo.

A fé é importantíssima nesses momentos para colocar em Deus a nossa confiança, há tempo para se viver a dor do luto, chorar tudo que for preciso, mas retomar a vida quando chegar o tempo necessário.

SÍNTESE DA FELICIDADE

Desejo a você fruto do mato, cheiro de jardim, namoro no portão, domingo sem chuvaSegunda sem mau humor, sábado com seu amor, filme do Carlitos, chope com amigos, crônica de Rubem Braga.

Viver sem inimigos, filme antigo na TV, ter uma pessoa especial e que ela goste de você. Música de Tom com letra de Chico, frango caipira em pensão de o interior ouvir uma palavra amável ter uma surpresa agradável.

Ver a Banda passar, noite de lua Cheia, rever uma velha amizade ter fé em Deus, não Ter que ouvir a palavra não. Nem nunca, nem jamais e adeus. Rir como criança ouvir canto de passarinho sarar de resfriado escrever um poema de Amor.

Que nunca será rasgado formar um par ideal, tomar banho de cachoeira pegar um bronzeado legal aprender uma nova canção, esperar alguém na estação, queijo com goiabada pôr-do-Sol na roça, uma festa, um violão, uma seresta.

Recordar um amor antigo ter um ombro sempre amigo, bater palmas de alegria uma tarde amena calçar um velho chinelo, sentar numa velha poltrona tocar violão para alguém ouvir a chuva no telhado, vinho branco, bolero de Ravel e muito carinho meu. (Carlos Drummond de Andrade)

O autor Carlos Drummond descreve neste poema uma série de coisas simples que eu desejo a você. Não pode haver perda sem haver posse é nesse sentido que alcançamos a verdadeira posse, a liberdade emocional porque nada nos pertence.

Deixe-se interessar por um jeito novo, sofrimento não precisa ser algo definitivo, mas pode ser um caminho a ser atravessado para que chegue do outro lado mais forte e amadurecido. Não perca o encanto de saborear a vida, saiba que temos a cada dia a oportunidade de administrá-la e vivê-la melhor.