6 CONSELHOS PARA MELHORAR SUA SAÚDE EMOCIONAL

Como anda sua saúde emocional? Você sabia que a saúde física está diretamente ligada à saúde emocional? A ciência e a medicina já comprovaram que nenhuma doença pode se manifestar no corpo físico sem antes se manifestar na sua mente. Ficou curioso (a)? Neste texto eu compartilho 6 conselhos para melhorar a sua saúde mental, confira.

Algumas pessoas podem pensar que se conselho fosse bom ninguém dava, mas vendia, espero que você não tenha esses tipos de pensamentos, pois, conselho são bons quando lhe ajudam a viver melhor e ainda mais se vier de pessoas sábias que possuem conteúdo de vida.

1º VIVA O HOJE

Desde que você nasceu até o dia que morrer estará preso num único dia, não sei se você acredita ou não, mas veja como Deus é bom, o criador não permite que você viva no futuro, ainda que possamos projetá-lo você tem 24h, é como se Deus dissesse: Está aqui o dia com 24h, viva-o como puder.

Veja que interessante, se você tiver uma boa saúde ocular conseguirá ver dezenas de metros à frente, se estiver com um binóculo ou telescópio também poderá ver centenas de metros a sua frente. Não inventaram um aparelho ou uma lente que você consiga ver um dia do seu futuro.

Por isso, viva o hoje e pare de se lamentar pelo que foi ou ainda virá, o ontem está no túmulo e o amanhã está no útero, você só tem o hoje, viva bem e um dia de cada vez. Pare de se preocupar, isso é um exercício diário e quando colocado em prática só trará benefícios a você e todos ao seu redor.

2º ABRA MÃO DO CONTROLE

Pare de querer controlar tudo, há pessoas que precisam comandar tudo a sua volta, não conseguem se desligar um minuto, tudo precisa estar no lugar, a sua vontade tem que vir em primeiro lugar, não há flexibilidade e diálogo.

Existe um exercício fantástico para fazer nestes casos, não arrume a cama ao se levantar, deixe para dar uma esticada só à noite, outra coisa, ao terminar o café da manhã lave de imediato, deixe para mais tarde, é um exercício para curar a neurose (quadro de emoções negativas).

3° PRATIQUE A AUTOACEITAÇÃO

O que é a autoaceitação? Significa aceitar como você é respeitar seus sentimentos e suas escolhas, seu cabelo, pele, formato do rosto e, etc. Quando você se aceita o caminho se abre para mudanças, mas antes que ela ocorra precisa acontecer a autoaceitação.

Você não é fruto do acaso, goste de sua aparência, valorize-se, pratique o amor-próprio, quando você se ama e se conhece o crescimento pessoal será consequência das escolhas que fizer. Exija-se na medida certa para evitar ansiedade e estresse desnecessários à saúde mental.

4º SEPARE DOR DE SOFRIMENTO

Na vida, todos nós temos dores, é preciso diferenciar a dor de um sofrimento. A dor, por exemplo, de perder um familiar, você chora, sente a dor da saudade, mas existe um tempo para o luto, depois de passado essa fase é preciso dizer: Chega de chorar! Eu não vou mais sofrer, dê sentido ao sofrimento.

Troque a dor pelas experiências boas que você teve com a pessoa durante o tempo que ela esteve ao seu lado, troca a ingratidão pela gratidão, reclamação por celebração. A dor é uma vez só, o sofrimento é ação o processo de sofrer constantemente.

5º DECIDA SER FELIZ

A felicidade é uma decisão e depende das circunstâncias acontecerem ao seu redor para que você seja feliz. É uma decisão individual e você não precisa de ninguém para ser feliz, é um exercício diário que só depende de você.

Quando você decide ser feliz, você terá dor? Sim, mas a dor torna-se momentânea e não algo que seja prolongado. Não coloque a responsabilidade de ser feliz na sua família, especialmente no seu cônjuge, filhos, pais, nenhum deles poderá lhe fazer feliz.

6º ABENÇOE AS OUTRAS PESSOAS

Crie o hábito de abençoar, diga mentalmente ou baixinho “Deus abençoe você”, sua casa, sua vida, seus bens, você merece tudo que tem, eu mereço também. Abençoe com palavras, gestos, orações e você verá como sua vida vai ficar.

O contrário disso, não é positivo, amaldiçoar, invejar os outros é atrair doenças e morte, sim, o objetivo de escrever essas duras palavras são para que acorde enquanto há tempo.

Compartilho uma breve história de um urso que estava andando pela floresta e sentia muita fome, e de repente achou um acampamento abandonado com um caldeirão quente, mesmo assim ele agarrou o caldeirão e tentou comer a comida.

Passado um tempo, os caçadores encontraram o urso morto pelas queimaduras da caldeira quente, qual a moral da história? O que ela revela a você? Vale a pena não se desprender de coisas que nos fazem mal? Tire suas conclusões, deixe seu comentário, compartilhe uma mudança que resolver fazer enquanto lia este texto, um abraço!